Portal do Governo | Investe SP | Cidadão SP | Internacional SP

Webmail    |    Intranet

Centro de Citricultura 'Sylvio Moreira'


O Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Citros Sylvio Moreira (Centro APTA Citros Sylvio Moreira, ou simplesmente Centro de Citricultura Sylvio Moreira) é vinculado ao Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão da administração direta ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O Centro foi criado em 1928 com o nome de Estação Experimental de Limeira. Ao longo de seus 83 anos o Centro tem se destacado por seu trabalho na citricultura, tornando-se referência nacional e internacional no setor. Os trabalhos para a instalação da Estação se iniciaram naquele mesmo ano de 1928 e não tiveram mais fim.

Desde sua criação, consolidou-se na comunidade citrícola como um Centro difusor de material genético e de tecnologia, crescendo junto com a citricultura brasileira. Por longo tempo permaneceu como Estação Experimental de Limeira, sendo por muitos ainda assim conhecido. O Centro é, atualmente, uma referência nos assuntos de pesquisa e desenvolvimento, procurando interface com todos os agentes da cadeia de produção e do conhecimento. Seu lema - Pesquisa para o Agronegócio, reflete sua inserção no setor e a visão de seu corpo técnico da função social da Pesquisa, que deve ser um agente de suporte e transformação do agronegócio.

O perfil principal do Centro de Citricultura, como gerador de conhecimento e de tecnologia, está bem caracterizado em suas linhas principais de projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados para o melhoramento de citros. Para tanto, mantém um dos maiores acervos de germoplasma de citros do mundo, na forma do Banco Ativo de Germoplasma (BAG-Citros), do qual derivam todas as variedades copa e porta-enxerto que dão suporte à citricultura atual.


O Centro de Citricultura tem Certificado de Registro nas Normas ISO 9001:2008, acreditado pela empresa BSI.



Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600