Webmail    |    Intranet

 

IAC realiza curso prático sobre extração de óleos essenciais

 Evento acontece nesta quinta, 29, em Campinas

Por Carla Gomes (MTb 28156) e Mônica Galdino (MTb 47045)
Os aromas estão presentes no cotidiano das pessoas, muitas vezes despercebidos. Desde o início do dia, ao escovar os dentes, passando por outros cheiros presentes nos alimentos, remédios, bebidas, cosméticos e tantos outros produtos, até chegar ao chá, antes do dormir. Para transferir tecnologias e informações que possam contribuir com o mercado de plantas aromáticas e de óleos essenciais, o Instituto Agronômico (IAC), realiza o 3º Curso Prático de Extração de Óleos Essenciais, no dia 29 de novembro de 2018, das 8h30 às 17h, em Campinas. O curso é voltado para produtores, técnicos, artesões e profissionais da indústria. A programação envolve atividades teóricas e práticas sobre técnicas de produção de plantas aromáticas, extração de óleos essenciais, mercado, fabricação de perfumes e opções existentes nesse segmento.
Os participantes terão acesso a palestras e visitas aos campos de manjericão, lavandas, alecrim, gerânio e outras espécies que compõem a coleção de plantas aromáticas e medicinais do IAC. Destiladores de diferentes portes serão apresentados e será realizada uma destilação em equipamento de grande porte. Os tópicos a serem abordados incluem desde o cultivo até a destilação em equipamentos de porte industrial e artesanal, separação do óleo, embalagem e armazenamento, com explicações dos pesquisadores do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Atualmente, os principais óleos produzidos no Brasil são eucalipto, citronela, capim limão e óleo de laranja, que são utilizados na indústria de cosmético, farmacêutica, alimentícia e química fina. Para o pesquisador do IAC, Nilson Borlina Maia, o mercado tem grande potencial de expansão para pequeno e médio produtor no país.
A pesquisadora do IAC, Eliane Fabri, explica que devido ao interesse observado nos cursos anteriores, que ocorreram em junho e agosto de 2018, nesta edição haverá palestras específicas sobre economia, mercado e produção de perfumes. “Os participantes vão poder entender mais sobre a legislação, o crescimento do mercado de perfumaria e os aspectos desse segmento”, diz a pesquisadora do IAC.
Outra dúvida recorrente dos interessados é sobre o grau de complexidade da extração de óleo e a escala da produção. Eliane esclarece que é possível a extração em pequena quantidade de óleo de forma simples e eficiente. “Há pessoas que acham que os preparos exigem alta complexidade e produção em grande escala, mas é algo simples, desde que observados procedimentos e equipamentos específicos que serão discutidos no evento”, afirma.
O IAC, tem uma das maiores coleções de óleos essenciais do país, com cerca de 500 amostras de diversas espécies, mantida desde a década de 40. Os estudos envolvem desde o cultivo de plantas até as análises olfativas dos óleos extraídos, sendo a maioria dos trabalhos desenvolvidos em parceria com empresas e produtores rurais do setor. Há pesquisas em adaptabilidade ao clima e ao solo em diversas regiões do estado de São Paulo e de outras regiões brasileiras, por meio de parcerias com a iniciativa privada.
 
Serviço:
Evento: 3º Curso Prático de Extração de Óleos Essenciais
Data: 29/11/2018
Horário: 8h30 às 12h
Local: Avenida Barão de Itapura, 1481 Campinas
Horário: 13h50 às 17h
Local: Avenida Theodureto de Almeida Camargo, 1.500 Campinas
Contato: http://www.infobibos.com/oleosessenciais/
 

Sede do Instituto Agronômico
Avenida Barão de Itapura, 1.481
Botafogo
Campinas (SP) Brasil
CEP 13020-902
Fone (19) 2137-0600